4 dicas pouco conhecidas para aumentar as matrículas na sua instituição de ensino

instituição de ensino

Atualmente, mobilidade tem sido sinônimo de eficiência e facilidade. Pais e alunos, ao procurarem a instituição de ensino para que seus estudos possam ser levados adiante, estão completamente inseridos no mundo digital proporcionado por seus smartphones e tablets. Portanto, se as escolas e instituições de ensino estão interessadas em seguir o ritmo dos estudantes atuais, devem facilitar o acesso ao site da instituição, adaptando-o a diferentes dispositivos móveis e facilitando o acesso a informações essenciais. Para que o estudante ou responsável retorne ao seu site em busca de mais informações ou mesmo para a realização da matrícula, a experiência proporcionada pela ferramenta deve ter qualidade e ser memorável.

Quer saber como aumentar as matrículas da sua intuição de ensino? Acompanhe no post de hoje!

1. Tenha um site responsivo

Os alunos esperam uma experiência dinâmica, independentemente do dispositivo que usam para buscar informações. Eles esperam que um site funcione tão bem em seu iPhone como no seu desktop e não têm muita paciência para os que funcionam mal no seu dispositivo preferido. Para corroborar essa afirmação, o relatório What Users Want Most From Mobile Sites Today, informa que 74% das pessoas que acessam um site estão mais propensas a retornar a ele caso o site seja responsivo.

Fazer com que o site da sua instituição de ensino seja ágil e responsivo não é pouca coisa. Esse é o primeiro passo para satisfazer as necessidades dos estudantes de hoje e aumentar significativamente o número de matrículas. Sua instituição pode trabalhar com uma empresa de web design experiente que formate o seu site para diferentes tipos de dispositivo, garantindo que suas mensagens mais importantes e apelos à ação enquadrem-se adequadamente em smartphones e tablets.

2. Monte uma estratégia de e-mail marketing

Uma vez que a sua instituição tem interesse em recrutar potenciais alunos, é hora de guiá-los através do processo de decisão. Pontos de contato constantes ajudam a manter a sua instituição top-of-mind, e a maioria das equipes de marketing considera o e-mail marketing uma ferramenta fundamental para conectar-se com potenciais inscritos. Mas lembre-se: uma campanha de e-mail marketing para futuros alunos deve centrar-se em ajudá-los a entender como a sua instituição vai ao encontro do que eles precisam, e não forçá-los a fazer a matrícula.

Da mesma forma que o site, seus e-mails devem funcionar responsivamente em todos os dispositivos possíveis. Não se esqueça das noções básicas de leitura no celular: parágrafos curtos, usar cabeçalhos e alavancar o poder de grandes recursos visuais.

3. Crie um app que otimize o contato com os alunos

Ao pesquisar escolas e instituições de ensino a maioria dos futuros alunos não está navegando com um desktop. Eles estão usando um smartphone ou tablet enquanto estão sentados no sofá ou na fila do cinema. Quando eles têm interesse em saber se a sua escola oferece um curso específico, não querem esperar até chegar em casa para encontrar a resposta. Querem saber imediatamente. E um aplicativo pode ser a forma ideal de trazer o estudante “para dentro” da sua escola.

Com um aplicativo desenvolvido exclusivamente para a sua escola, os futuros alunos poderão realizar as mais diversas ações, desde pesquisar sobre cursos disponíveis, horários, local e professores, até entrar em contato de forma ágil com a instituição e acompanhar o seu desempenho no curso, caso venham a se matricular.

Bônus: seus atuais alunos também podem utilizar esta ferramenta.

4. Facilite a matrícula a partir de um dispositivo móvel

Seja através de uma interface sensível ou um app web, o foco deve estar na criação de uma experiência de matrícula simplificada a partir de qualquer dispositivo. Faça todos os pontos de entrada de dados e menus fáceis de preencher e usar. Evite a necessidade de mudar de página e a rolagem. Use páginas curtas, que carregam rapidamente para manter o aluno em potencial atento durante o processo. Concentre-se em dar a esse público a possibilidade de realizar a matrícula no seu curso a partir de qualquer lugar, a qualquer momento.

Ao fornecer aos futuros alunos informações que eles podem carregar no bolso e ao facilitar determinadas ações, você mantém a marca da sua empresa top-of-mind e aumenta a simpatia dos estudantes com a sua instituição; afinal, ela mantém-se atualizada, facilita a vida do aluno e oferece informações que o permitam se organizar onde quer que esteja.

Tem dúvidas ou sugestões? Comente com a gente! E não deixe de acompanhar o nosso blog.

2 ComentáriosDeixe seu comentário

  • Bom dia!
    O número de inscritos está alto mais de matriculados está baixo,influenciando na queda do ranking.
    J´s enviamos e-mail marketing, SMS, telefonamos através do call center e estamos trabalhando com watts,mandando promoções.
    Mesmo assim o retorno esta sendo baixo.
    Como vocês sugerem de estratégia nesse caso?
    Obrigado!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *