Saiba como os chatbots podem ajudar no relacionamento com os seus clientes e aposte nesta tendência de marketing digital para 2019!
Já pensou em ter uma ferramenta que simplifica a interação com os seus consumidores e fornecedores? Que dá respostas rápidas, mas ainda de forma humana? Os chatbots têm exatamente essa função.
Os chatbots vêm revolucionando o atendimento ao cliente, por serem extremamente ágeis e eficazes, representando uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia.
Neste texto, você irá conferir tudo sobre essa ferramenta fantástica e como ela pode ajudar a melhorar o relacionamento com os seus clientes. Bora lá?
O que são chatbots?
Por tradução, chat significa bate-papo e bot é uma abreviação de robot (ou robô em português). Então temos algo como bate-papo robô, se assim podemos dizer.
Eles basicamente são robôs desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada.
Do ponto de vista de quem está usando, os chatbots chegam o mais perto possível de uma conversa real com uma pessoa. Para as empresas, eles são uma forma de escalar o atendimento e o relacionamento, podendo manter um tom de comunicação muito próximo ao pessoal.
Através deles é possível ajudar pessoas com dúvidas, prover informações mais precisas, dar sugestões de serviços ou produtos e realizar automaticamente reserva de pedidos, por exemplo.
Entre os benefícios da utilização dos chatbots, estão também a otimização do tempo de resposta de eventuais contatos e dúvidas formuladas pelos usuários, a entrega de informações precisas e maiores resultados na geração de leads.
Como os chatbots funcionam?
Os chatbots são serviços usados para realizar conversas automatizadas. Os mais avançados possuem inteligência artificial e vão aprendendo com cada conversa para conseguir interagir cada vez melhor com as pessoas, em conversas futuras.
A utilização da inteligência artificial permite que, a cada conversa, a interação com o cliente flua de uma maneira mais natural possível, afastando, assim, respostas que podem ser vistas pelos usuários como mecânicas e robotizadas.
Existem também chatbots com respostas configuradas por regras. Basicamente, ele conversará com o usuário através de comandos e respostas pré-definidas durante sua criação.
Os chatbots com regras exigem conhecimento profundo sobre o público-alvo, clientes e entendimento sobre como esse consumidor se relaciona com a marca.
Isso porque, se o cliente ou fornecedor fizer qualquer pergunta fora do contexto, que não faz parte das respostas pré-programadas, ele não saberá como responder. Por isso, saber o que o seu target procura é fundamental.
Como criar um chatbot?
Você pode criar chatbots para o seu negócio de várias maneiras. Existem algumas plataformas como blip.ai, chatfuel.com, api.ai e o chatclub.me, que são excelentes opções para quem não entende de programação, mas tem interesse em implantar a ferramenta.
Existem também empresas que são especialistas no desenvolvimento de chatbots, e que podem ajudar a sua empresa criando uma ferramenta personalizada para o seu negócio. Vale a pena conferir!
Independentemente do segmento e porte da empresa, a tecnologia dos chatbots está disponível para quem deseja a utilizar.
O mais importante de tudo é entender muito bem o que o público-alvo da sua empresa busca e estudá-lo a fundo para que a ferramenta consiga cumprir o seu papel com excelência.
Não deixe de apostar nessa super tendência em marketing digital para 2019. Além disso, não deixe de compartilhar esta opção com seus colegas empresários!