Chatbots: o que você precisa saber sobre eles

chatbot

Saiba como os chatbots podem ajudar no relacionamento com os seus clientes e aposte nesta tendência de marketing digital para 2019!

Já pensou em ter uma ferramenta que simplifica a interação com os seus consumidores e fornecedores? Que dá respostas rápidas, mas ainda de forma humana? Os chatbots têm exatamente essa função.

Os chatbots vêm revolucionando o atendimento ao cliente, por serem extremamente ágeis e eficazes, representando uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia.

Neste texto, você irá conferir tudo sobre essa ferramenta fantástica e como ela pode ajudar a melhorar o relacionamento com os seus clientes. Bora lá?

O que são chatbots?

Por tradução, chat significa bate-papo e bot é uma abreviação de robot (ou robô em português). Então temos algo como bate-papo robô, se assim podemos dizer.

Eles basicamente são robôs desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada.

Do ponto de vista de quem está usando, os chatbots chegam o mais perto possível de uma conversa real com uma pessoa. Para as empresas, eles são uma forma de escalar o atendimento e o relacionamento, podendo manter um tom de comunicação muito próximo ao pessoal.

Através deles é possível ajudar pessoas com dúvidas, prover informações mais precisas, dar sugestões de serviços ou produtos e realizar automaticamente reserva de pedidos, por exemplo.

Entre os benefícios da utilização dos chatbots, estão também a otimização do tempo de resposta de eventuais contatos e dúvidas formuladas pelos usuários, a entrega de informações precisas e maiores resultados na geração de leads.

Como os chatbots funcionam?

Os chatbots são serviços usados para realizar conversas automatizadas. Os mais avançados possuem inteligência artificial e vão aprendendo com cada conversa para conseguir interagir cada vez melhor com as pessoas, em conversas futuras.

A utilização da inteligência artificial permite que, a cada conversa, a interação com o cliente flua de uma maneira mais natural possível, afastando, assim, respostas que podem ser vistas pelos usuários como mecânicas e robotizadas.

Existem também chatbots com respostas configuradas por regras. Basicamente, ele conversará com o usuário através de comandos e respostas pré-definidas durante sua criação.

Os chatbots com regras exigem conhecimento profundo sobre o público-alvo, clientes e entendimento sobre como esse consumidor se relaciona com a marca.

Isso porque, se o cliente ou fornecedor fizer qualquer pergunta fora do contexto, que não faz parte das respostas pré-programadas, ele não saberá como responder. Por isso, saber o que o seu target procura é fundamental.

Como criar um chatbot?

Você pode criar chatbots para o seu negócio de várias maneiras. Existem algumas plataformas como blip.ai, chatfuel.com, api.ai e o chatclub.me, que são excelentes opções para quem não entende de programação, mas tem interesse em implantar a ferramenta.

Existem também empresas que são especialistas no desenvolvimento de chatbots, e que podem ajudar a sua empresa criando uma ferramenta personalizada para o seu negócio. Vale a pena conferir!

Independentemente do segmento e porte da empresa, a tecnologia dos chatbots está disponível para quem deseja a utilizar.

O mais importante de tudo é entender muito bem o que o público-alvo da sua empresa busca e estudá-lo a fundo para que a ferramenta consiga cumprir o seu papel com excelência.

Não deixe de apostar nessa super tendência em marketing digital para 2019. Além disso, não deixe de compartilhar esta opção com seus colegas empresários! 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *