Como otimizar seu funil de vendas e ter mais resultados

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Estratégias de Marketing Digital costumam ser fluidas e impactantes. Alterá-las é fácil, porém, ser assertivo é o grande truque. Cada ação acompanha uma cauda-longa de respostas, que podem ser boas ou ruins para seu negócio. O funil de vendas, elemento-chave para seus resultados, está no centro dessa estratégia.

Então, como otimizá-lo da forma correta?

Entender um funil de vendas não é complicado. De forma simples, é uma representação gráfica da jornada de seus clientes durante o processo de compra. Ou seja, do primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio.

No entanto, ele não serve apenas como elemento visual.

No Marketing Digital, o funil de vendas tem a função de guiar ações assertivas e melhorar sua estratégia de captação, nutrição e conversão.

Com um funil de vendas bem feito e detalhado, você e sua equipe poderão entender profundamente o problema da sua persona. Assim, poderão agir em cima deles com uma comunicação mais eficiente, que busque solucionar seu problema e, claro, fechar negócios.

Porém, alcançar esse estágio tão escalável, onde o funil de vendas serve como ferramenta para o Marketing e para Vendas buscarem, mês a mês, melhores resultados, é um desafio.

É necessário total compreensão do funil de vendas e dos elementos que o cercam em sua estratégia de Marketing Digital. Assim, você e sua equipe terão como elaborar ações certeiras de melhoria.

Quer conhecer algumas delas? Confira!

5 ações para otimização do seu funil de vendas

Cada medida efetiva que você toma em seu planejamento de Marketing Digital tem o poder de afetar seu funil de vendas e, consequentemente, seu resultado. Por isso, lembre-se que testes são muito bem-vindos!

Atente-se aos pontos de contato do lead com sua empresa

Os pontos de contato que seu lead tem com a empresa são suficientes, estão no melhor formato e possuem um design atrativo?

Essa questão sozinha pode ajudar muito mais a sua captação, ampliando sua base de contatos, e também seu processo de qualificação.

Teste diferentes configurações de formulários e de CTAs (com pop-ups de scroll-box e exit intent). No site ou blog, certifique-se que as caixas de inscrição para newsletters estejam visíveis.

Já para as Landing Pages, uma dica é: há alguma empresa que, na sua opinião e experiência, cria Landing Pages irresistíveis? Procure usá-la como referência na hora de criar as suas próximas. A diferença pode ser essencial!

Você conhece bem o seu funil de vendas?

Além de entender a persona, você deve saber como o seu funil de vendas funciona. É preciso conhecer o comportamento típico dos leads e clientes uma vez que estão inseridos nele, além de ter em mente suas divisões e onde cada lead se encontra.

  • Quem se qualifica como topo, meio e fundo de funil?
  • Os critérios utilizados são os corretos?

Para responder essa última pergunta, por exemplo, analise se o lead que você atualmente considera como fundo de funil realmente está pronto para ser abordado pelo time de vendas.

Suas conversões são recorrentes e ele lê posts ou baixa materiais condizentes com sua etapa no funil de vendas?

Análises aprofundadas como essa lhe darão mais conhecimento sobre seu funil. Assim, você poderá ajustar seus critérios e também as ações para qualificar seus leads!

A qualificação de leads é a chave

A qualificação é essencial para que você possa criar um elo de confiança com o lead, além de fornecer o caminho para que ele avance em seu funil de vendas.

Dê preferências aos leads com maior potencial e invista em sua qualificação. Leads com menor potencial não devem ser esquecidos, e você pode usá-los para realizar mais testes de qualificação.

Pense bem nas estratégias de qualificação dos seus leads.

Conteúdos em blog, materiais ricos e e-mails… Tudo pode ser usado para fazê-lo sair do topo de um funil até o fundo.

Aposte na automação de ponta a ponta

A automação, além de poupar um grande esforço operacional de sua equipe, acelera processos e torna sua máquina de vendas mais eficiente.

Procure trabalhar com entregas automatizadas (com campanhas assertivas de e-mail marketing, por exemplo) do momento em que o lead entra na sua base de leads até a hora de entregá-los para o setor de Vendas.

Neste caso, uma plataforma de gestão de Marketing pode ajudá-lo!

Dessa forma, você e sua equipe terão como usar seu tempo na análise de resultados e de melhorias na estratégia.

Quer aplicar tudo isso, de uma vez e de forma eficiente, na sua empresa?

Otimizar um funil de vendas é uma tarefa difícil. É necessária muita análise, testes e ações. É preciso criatividade e também conhecimento sobre as necessidades da persona.

Sozinho, com sua equipe interna, é possível conquistar tudo isso, porém manter uma continuidade é complicado.

O Marketing Digital evolui a cada dia.

Por isso tantas empresas perseguem o objetivo de criar uma máquina de vendas escalável — e não conseguem. Falta expertise e know-how para aplicar todos esses conceitos na sua estratégia, de forma personalizada às suas necessidades.

No entanto, isso é possível com a ajuda de agência parceira, que seja especializada em Marketing Digital, e que atue diariamente na missão de resolver problemas e melhorar resultados dos clientes — tudo através da comunicação.

Quer dar esse passo além? Venha conversar com nossos especialistas para que possamos entender suas necessidades, otimizar seu funil de vendas e conquistar melhores resultados!

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