Como saber quanto devo investir em mídia paga?

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A mídia paga é um ótimo jeito de aumentar exponencialmente seus números de conversão. Por isso, muitos negócios estão começando a se aventurar por esse braço do Marketing Digital, investindo aos poucos para maximizar seus lucros e desenvolver sua empresa.

Porém, nem todos dominam o assunto a ponto de entender como investir. Afinal, a mídia paga é um meio que exige certo conhecimento das plataformas (como Facebook Ads ou Google Ads).

Além disso, é preciso saber quanto investir. Considerando o tamanho do seu negócio, você sabe qual o valor ideal para dedicar às campanhas de mídia paga?

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto para tirar as suas dúvidas. Potencialize seu negócio com uso de mídia paga, confira!

Passa a passo básico para você entender quanto deve investir em Mídia Paga

Segundo pesquisa divulgada em matéria da revista Exame, o Marketing Digital crescerá cerca de 12% até 2021. Esse número é a prova que estratégias de comunicação nos meios digitais estão ganhando o mundo dos negócios.

E com a Transformação Digital chegando, a necessidade de realizar investimentos em Marketing Digital só aumenta. Afinal, assim a sua empresa ganha relevância online, tornando-se uma marca estabelecida e confiável no olhar de seu público-alvo.

Mesmo assim, nos deparamos com divisões bem distintas de negócios e públicos-alvo. Fato é que nem todos os negócios possuem a necessidade de estarem submersos no ambiente digital. Então, restam as dúvidas:

É preciso investir em mídia paga? Como calcular esse investimento?

Continue a leitura para entender!

1# Calcule sua margem de lucro

Uma boa forma de definir um valor inicial de investimento para o marketing digital, em estratégias como a mídia paga, é com uma pequena porcentagem da sua margem de lucro.

Primeiro, resgate o faturamento mensal da sua empresa em um certo período de tempo (de um a dois anos, é o recomendado). Com esse número em mãos, calcule a lucratividade obtida no meio tempo.

Apenas lembrando, o cálculo é o seguinte: Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100. Em média, as empresas costumam dedicar de 5 a 10% do valor resultante para o marketing digital e campanhas de mídia paga.

Conforme seus resultados forem melhorando, você poderá basear seu orçamento em seu CPA (Custo Por Aquisição).

De forma simples, ele é calculado com base no seu investimento: se uma campanha de mídia paga que custou R$ 100 trouxe 5 conversões, seu CPA é R$ 20. Mas lembre-se: ele será diferente para cada tipo de mídia.

No mais, você poderá definir metas e KPIs para que suas campanhas de mídia paga evoluam, potencializando o investimento e reduzindo seu CPA.

2# Escolha a estratégia que melhor se encaixa no seu negócio

Uma etapa importante é saber escolher qual estratégia melhor se encaixa para o seu negócio. No marketing digital, há várias formas de utilizar seu investimento.

A mídia paga é uma das principais, pois usa de ferramentas analíticas para encontrar pessoas interessadas (o que façam parte de um grupo de interesses) em sua solução, entregando anúncios que converterão mais facilmente.

Mas também há o Inbound Marketing, que trata de atrair visitantes online para seu site ou blog. O foco é na criação de conteúdo que agregue valor para sua persona, criando um relacionamento com ela a ponto de torná-la cliente.

Além disso, os e-mails marketing também podem ser o alvo de uma parte de seus investimentos.

Com uma grande base de e-mails, você conseguirá montar campanhas inteiras que podem ser disparadas para as caixas de entrada dos seus contatos, potencializando suas conversões.

3# Meça resultados e reavalie seus investimentos

Por fim, lembre-se sempre de fazer a análise dos resultados de suas campanhas de mídia paga.

Com os dados em mãos, você conseguirá entender quais campanhas e suas características trouxeram melhores resultados. Isso lhe dará um melhor direcionamento de investimento, o que poderá trazer melhores resultados!

O investimento em mídia paga é um passo essencial para você melhorar seus números de conversão e aumentar o número de vendas.

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