Como utilizar os gatilhos mentais para aumentar suas vendas?

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Entenda o que são os gatilhos mentais e como eles podem ajudar a alavancar as vendas do seu negócio!

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Sabe como eles funcionam no nosso cérebro? Entende como eles influenciam na nossa tomada de decisão? E melhor: sabe como eles podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas?

Não!? Então, certamente este texto é para você! Por isso, fique ligado aqui para não perder nada, ok?

Bem, vamos ao que interessa!

Nós, seres humanos, tomamos inúmeras decisões por dia. Na verdade, são em média 35.000. Todos os dias!

Elas vão desde escolher a roupa que usaremos naquele dia, o caminho pelo qual iremos ao trabalho, a comida que vamos comer ou qualquer outra bem simples e cotidiana.

Essas decisões estão diretamente ligadas às nossas experiências, gostos, humor e outras particularidades de cada ser humano. E certamente, todas elas tem influenciam na tomada de decisão na hora de fazer uma compra.

E o que são os gatilhos mentais?

Basicamente, os gatilhos mentais são decisões tomadas pelo nosso cérebro de forma automática.

Ele é “educado” para agir desta forma com o objetivo de evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas que precisamos fazer no nosso dia a dia.

Eles são facilitadores para o nosso cérebro, já que muitas das escolhas que fazemos durante um único dia são rotineiras e já estão condicionadas a serem realizadas.

Um exemplo de gatilho mental que pode ser facilmente identificado em situações cotidianas é a Urgência.

Você vai ao mercado querendo comprar o mesmo biscoito de sempre. Certamente, você nem liga para os demais, já que aquele é o seu preferido e de fato o que quer consumir naquele momento.

Mas, chegando lá, você se depara com um sabor novo e diferente, com edição limitada. Logo ele não estará mais ali e você pensa: tenho que garantir agora, antes que saia de linha.

Essa é a urgência! Você não necessariamente precisa consumir aquilo, mas é condicionado a isso porque tem prazo para acabar. Interessante, né?

Existem outros gatilhos muito comuns e muito utilizados nas estratégias de marketing como a Novidade, que instiga a compra de algo por ser lançamento, mesmo não precisando daquilo.

Outro muito conhecido é a Escassez, que está completamente ligada ao valor. Sabe aquela frase “você só percebe o valor de algo quando perde”? Então… a escassez é exatamente isso.

Mas como esses gatilhos mentais podem ser usados para gerar mais vendas para o meu negócio?

Se bem utilizados nas estratégias de marketing, os gatilhos mentais podem ser determinantes para fazer a sua empresa vender mais!

Gerar desejo comunicando algum produto novo para os seus clientes, por exemplo, é um excelente método quando o assunto é Novidade! Uma ótima opção para esse tipo de comunicação é o e-mail marketing!

Se quiser ativar o gatilho mental da Urgência, aposte em promoções com tempo limitado e enfatize isso em suas campanhas. Um ótimo exemplo disso é a Black Friday.

Quando o quiser provocar a Escassez, vale a pena investir em itens exclusivos ou vagas limitadas em eventos, por exemplo. Quanto mais raro for aquilo, mais as pessoas terão interesse em possuir.

Agora certamente você já está preparado para aplicar os gatilhos mentais na sua comunicação e alavancar de uma vez as vendas do seu negócio :) Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe! Vamos adorar poder ajudar você.

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