Descubra 6 formatos de conteúdo para usar em sua estratégia

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O marketing de conteúdo vive uma fase de expansão no cenário brasileiro. Cada vez mais, as empresas enxergam que a forma de conquistar clientes está muito além das estratégias outbound, mas também no inbound. Ou seja, na atração, nutrição e conversão de clientes no ambiente digital.

Para essas empresas — especialmente as novatas — é comum que blogs e redes sociais protagonizem a lista de canais mais utilizados para divulgar seus conteúdos. Os blogposts e artigos são desenvolvidos pelo time, com temas relevantes para as personas, e assim atraem cliques, leitores e leads.

Porém, será que é o bastante?

O blogpost é um formato de conteúdo muito difundido, que acompanha a internet desde seus primórdios até os dias de hoje — e continua extremamente relevante.

No entanto, necessidades e demandas evoluíram. Um tipo de conteúdo tão denso quanto o blogpost talvez não faça o perfil do seu público — não em todos os estágios do funil.

Portanto, para potencializar o alcance da sua estratégia, alternar o formato de conteúdo talvez seja a melhor solução.

Mas afinal, como inovar e escolher um formato de conteúdo que se destaque, atraia a atenção dos prospects e melhore seus resultados? Siga na leitura para conhecer alguns dos diferentes formatos que você pode explorar.

Diversifique seu conteúdo: 6 formatos para testar!

Afinal de contas, como saber qual deles se encaixará nas preferências da sua persona?

A resposta pode vir com pesquisas com sua base de leads, perguntando sobre os formatos preferidos. Você e sua equipe também podem realizar análises em cima dos dados do perfil e, assim, redesenhar as preferências das suas personas.

1# Trilhas de conteúdo

As trilhas de conteúdo são ferramentas essenciais para que você não apenas reaproveite os blogposts, mas também utilize todo potencial do e-mail marketing e dos fluxos automatizados.

Com as trilhas, você pode criar sequências de e-mails com assuntos variados, mas conectados por uma lógica específica, como: fazer o lead avançar no funil, divulgar promoções e realizar sua nutrição.

2# Infográficos

Buscando um formato de conteúdo diferente do e-book para divulgar dados, números e porcentagens?

O infográfico é uma ótima ótima alternativa. Eles costumam ser conteúdos com maior esmero gráfico e liberdade criativa. Assim, as informações se destacam e a leitura também se torna mais dinâmica e leve.

Essas características fazem do infográfico um formato especial, com muito apelo ao público, o que o torna alvo de compartilhamentos em redes sociais.

3# Cases de sucesso

Um jeito eficiente de explorar e divulgar os cases da sua empresa, em um formato de conteúdo ideal para o fundo de funil, é o estudo de caso ou o case.

Ele é semelhante a um e-book ou infográfico, mas em vez do conteúdo ser educacional, o case conta o sucesso de um serviço realizado ou produto fabricado por sua empresa.

Além disso, o leitor pode encontrar no caso os relatos dos envolvidos e números reais, que fortaleçam sua confiança na empresa e alimentem seu interesse nas soluções apresentadas.

4# Podcasts

O podcast é uma mídia cuja popularidade só aumenta, tamanha sua praticidade e imersão em qualquer tema.

De forma básica, ele é um programa de rádio (seja mesa redonda, entrevista, dramatizações) disponibilizado na internet, episódio por episódio.

Podem servir para àquelas personas que não costumam ler na internet, mas não são avessas ao consumo de conteúdo mais denso, principalmente por áudio.

Em um podcast, você pode discutir temas relevantes em sua área, seja sozinho, com convidados ou em entrevistas!

5# Templates

Os templates servem para quando sua empresa queira entregar um valor diferente do teórico, mas prático. Eles são modelos prontos que ajudam as pessoas a solucionarem problemas simples.

Exemplos não faltam, como planilhas de organização de finanças, calendários de eventos, modelos de contratos e por aí vai.

São ótimos para atrair novos leads e para combinar com outros conteúdos e formatos, como nas trilhas de conteúdo.

6# Entrevistas

Apesar de não ser um formato novo, não é muito comum ver entrevistas compondo o portfólio de conteúdo das empresas.

Porém, esse modelo pode acrescentar muito em questão de qualidade e alcance, dependendo de quem for entrevistado e do tema discutido.

Além disso, você pode divulgá-lo de diversas formas: como um blogpost, uma série de e-mails, um webinar, um vídeo ou podcast!

Gostou de algumas das opções? Então escolha o formato de conteúdo ideal para sua estratégia e comece a inovar! Para mais conteúdos sobre marketing digital, fique de olho nas novidades do blog!

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