Como planejar sua estratégia de divulgação nas Redes Sociais

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Atualmente as redes sociais representam muito mais do que um simples canal de entretenimento. Para as empresas a divulgação nas redes sociais proporciona a interação direta e o relacionamento com seu público-alvo. Nesse cenário, o Facebook é uma das ferramentas mais poderosas para a elaboração de uma estratégia de divulgação online, devido à sua popularidade.

No entanto, com a queda de seu alcance orgânico, é necessário contar com uma boa estratégia para conseguir os resultados a partir de seus posts. Separamos alguns dos principais passos para quem deseja planejar sua estratégia de divulgação de forma eficaz. Vale a pena conferir!

1. Identifique seu público-alvo e direcione suas postagens

O primeiro passo para quem quer montar uma estratégia eficiente de divulgação no Facebook é identificar quem é seu público-alvo. Para isso, você pode tanto conversar com seus clientes atuais, como fazer uma pesquisa com potenciais clientes, identificando dados como faixa etária, gênero, localização geográfica, interesses, entre outros. Isso é importante pois o próprio Facebook permite o direcionamento das postagens para um público determinado, a partir de dados que a própria empresa indica. Esse direcionamento facilita bastante a divulgação de sua empresa pelo público que tem seu interesse ligado a ela. 

2.  Escolha um conteúdo relevante

Postar por simplesmente postar pode ser uma conduta que em vez de trazer novos clientes, pode afastar antigos. Por isso, ao publicar, procure sempre trabalhar a mensagem e a imagem da sua empresa engajada com seus propósitos e missão. Procure trazer para os seus posts sempre conteúdo que estimulem o aprendizado, a diversão e a reflexão sobre algo.

Durante o processo de elaboração de um post, a empresa sempre deve ter em mente de que forma aquele conteúdo atinge o interesse de seus clientes. Ela deve avaliar se o conteúdo publicado é capaz de oferecer soluções ao cliente.

3. Utilize imagens

Além de um excelente conteúdo, um bom post deve contar com uma imagem bacana que reflita o seu conteúdo. Estudos apontam que as imagens costumam chama mais atenção do que vídeos, sendo capazes de gerar um engajamento de 180% quando comparadas à um post sem imagens.

4.  Seja breve e objetivo

Nada de escrever um romance na hora de publicar nas redes sociais. Os posts devem conter entre 160 a 250 caracteres para que sejam capaz de gerar maior interação junto aos usuários. Frases diretas são sempre benéficas para gerar um bom status ao seu negócio. Lembre-se sempre que posts que contenham links maximizam o processo de conversão, enquanto posts contendo apenas frases que chamem atenção para o seu negócio são melhores para gerar engajamento.

5. Instigue seu público

Procure publicar perguntas e enquetes voltadas ao propósito do seu negócio. Esse tipo de estratégia ajuda a estimular a interação entre sua empresa e seu público-alvo, contribuindo para a divulgação e a fidelização de clientes. Pedir curtidas e compartilhamentos auxiliam na expansão da divulgação do seu negócio. 

6. Preste atenção nos horários de postagem

Estudos apontam que o maior índice de cliques no Facebook é do período das 13h às 17h em dias de semana, sendo o horário de pico às 15 horas. Cada público costuma ter um perfil diferente, por isso, o ideal é ir testando quais são os melhores horários para a postagem do seu conteúdo considerando seus clientes.

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