E-mail Marketing: como medir o sucesso de minha campanha

foto-3

O e-mail marketing segue sendo uma das estratégias de marketing digital que mais se destaca por seu baixíssimo custo e seus resultados surpreendentes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo MailChimp nos Estados Unidos, o e-mail marketing tem um potencial de ROI de 4400%, com cada dólar investido, gerando um retorno médio de US$ 44.

Maravilhoso, não é?

Por isso, não importa o que digam sobre o e-mail marketing (já falaram que ele iria morrer, acredita?) é muito importante continuar investindo, planejando e mensurando os resultados dessa excelente estratégia.

E falando em mensurar, você sabe como medir o sucesso da sua campanha de e-mail? Sabe se os resultados que você obteve com ela foram satisfatórios? Não? Então o nosso texto de hoje foi feito para você!

Entenda melhor sobre quais métricas analisar e como saber se a sua campanha de e-mail marketing está performando bem.

Quais métricas analisar para medir o resultado da minha campanha de e-mail marketing?

#1 Taxa de abertura

A taxa de abertura no e-mail marketing se refere literalmente aos destinatários que chegaram a abrir a mensagem.

Apesar de ela não ser uma métrica exata, pois algumas pessoas podem ter aberto sua mensagem de forma automática, ela é extremamente útil por dois motivos.

Primeiro, para se ter uma noção da relevância do título ou “chamada” colocada no assunto do e-mail. E segundo, para saber qual é a hora mais propícia do dia para abordar os potenciais clientes.

#2 Taxa de cliques

A taxa de cliques ou o famoso CTR (Clickthrough Rate) é uma das métricas mais importantes para saber se sua estratégia de e-mail marketing está funcionando ou não.

Ela uma métrica que precisa ser acompanhada frequentemente, pois calcula a performance de cada e-mail marketing enviado, e pode mudar diariamente, pois um usuário que não viu o e-mail de ontem pode visualizar hoje ou amanhã, por exemplo.

Para calcula-la você pode dividir o total de cliques número de e-mails enviados. O cálculo inclui, por exemplo, múltiplos cliques de um único usuário.

#3 Taxa de conversão

A taxa de conversão indica as pessoas que abriram o e-mail enviado, clicaram no link disposto, foram direcionadas para o site e concluíram a ação pretendida com aquele disparo.

Para conferir esses resultados, ela precisa ser integrada com outra plataformas, como o Google Analytics, por exemplo.

Essa métrica é fundamental para entender se seus objetivos estão sendo alcançados com os disparos de e-mails. Então, fique de olho!

#4 Taxa de rejeição

A taxa de rejeição indica os e-mails que, por algum motivo, não chegaram ao usuário.

Isso pode acontecer por várias razões, incluindo a caixa de entrada cheia dos destinatários ou também algum erro de digitação do endereço de e-mail, além de contas desativadas.

Caso o número de rejeição esteja muito alto, vale a pena dar uma atenção especial para a base de e-mails, desapegando e fazendo uma boa limpeza na mesma.

Um número elevado de rejeições pode prejudicar o desempenho das campanhas de e-mail da empresa, transformando-os em spam.

Em resumo, essas são as métricas principais das campanhas de e-mail marketing e que precisam de atenção especial.

Nós consideramos uma campanha de sucesso com mínimo de 100 destinatários que tenha 95% de entrega, 15% de abertura, 2% de cliques, até 1% descadastrados e até 0.1% de spam. 

Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser uma mãozinha para melhorar seus resultados, entre em contato com a nossa equipe. Nós da Mitrah vamos adorar poder lhe ajudar :)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *