Identidade Visual: A importância para uma empresa

identidade-visual

Tão importante quanto manter o estoque cheio, os produtos bem expostos ou os dados de vendas atualizados, ter uma identidade visual consolidada é parte fundamental para que a sua empresa consiga atingir os melhores resultados possíveis.

A seguir, iremos apresentar o que é identidade visual, por que ela é tão importante, como você pode se beneficiar dela para sua empresa atingir sucesso e porque é tão importante que a empresa mantenha um padrão uniforme em todos os canais de comunicação.Vamos lá?

O que é identidade visual?

Em um resumo bem simples: identidade visual é a imagem da sua empresa. Esta imagem é formada pelo conjunto de símbolos que a sua marca projeta através de elementos como logotipo, tipografia, cartela de cores, imagens, ilustrações etc.

A identidade visual se aplica a qualquer material de comunicação que a sua empresa lance no mercado.

Ou seja, ela é uma das partes que integram todo o composto de marketing de determinada organização, passando pela promoção da marca da própria empresa, pelo tipo de comunicação interna, que se chama “institucional”, e pelos materiais gráficos e virtuais que a sua marca divulga sobre produtos e serviços, que se chama de comunicação “promocional”.

identidade-visual

Marca e Comunicação criados pela Agência Mitrah – Clique na imagem e conheça outros cases.

 

Por que a identidade visual é importante?

Todas as pessoas têm certas características inconfundíveis que fazem com que você se lembre delas mesmo que não as vendo, não é mesmo? Pois é nesse sentido, de fazer com que a sua empresa tenha uma “cara”, tenha uma representação na mente de cada pessoa que for impactada pela comunicação, que a identidade visual se faz tão importante.

Além disso, a identidade visual pode ser entendida objetivamente como a imagem que a sua empresa transmite ao mercado e, considerando a competitividade do cenário atual, as empresas que não investirem no diferencial da sua comunicação em relação aos concorrente, já estará em larga desvantagem.

Por isso, tão importante quanto uma pessoa física ter a sua identidade bem formada, é indispensável que a sua empresa seja capaz de ter uma sólida imagem definida no mercado, para conseguir transmitir os conceitos e visões da sua marca a seus consumidores.

Mantendo um padrão de identidade visual

Dito que a identidade visual é a comunicação da sua empresa, que ajudará os consumidores a reconhecerem sua marca por meio dos conceitos que você transmite ao mercado, é indispensável salientar a importância de que sua comunicação tenham um padrão.

Padrão quer dizer que não importa aonde a sua marca esteja inserida, ela sempre será reconhecida pelas técnicas empregadas em sua comunicação. Para exemplificar, o mundo inteiro conhece o “C” da Coca-Cola mesmo que não esteja escrito por extenso. Assim, em cada peça de comunicação lançada pela empresa, sempre tenha em mente uma coesão visual, imagine-a como um elemento de um conjunto harmonioso, que possa ser identificado como semelhante, mesmo sem a logo aparente.

Para isso, é indispensável a assessoria de profissionais altamente qualificados para elaborar a melhor imagem possível da sua empresa e consolidar a identidade visual da sua marca no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixe suas dúvidas nos comentários ou entre em contato conosco.

3 ComentáriosDeixe seu comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *