Marketing Educacional: o que você precisa saber dele

foto1

Cada vez mais o marketing educacional tem trazido resultados incríveis para as instituições de ensino. De acordo com a EduTrends 2016, 66,5% das instituições de ensino superior investem em marketing offline e 81,3% em marketing digital.

Quando o assunto é retorno do investimento, a pesquisa mostrou que 69,3% das instituições consideram o seu ROI muito ou moderadamente positivo com o marketing offline, enquanto que no marketing digital o percentual salta para 82,4%.

Incrível, né?

Bem, como você pode ver, os números são tão positivos que acabamos nos esquecendo de começar pelo essencial: explicando melhor o que é o tal do marketing educacional. Então, vamos lá:

O que é marketing educacional?

Como já fica bem claro no nome, o marketing educacional é a aplicação dos esforços de marketing em instituições de ensino.

Essa nomenclatura se refere à utilização de pesquisas, planejamento, monitoramento e estratégias de marketing para uma instituição de ensino conquistar e reter mais alunos.

É através do marketing que as IES podem promover seus cursos, conteúdos, infraestrutura e demais valores que causem percepções positivas em potenciais e atuais alunos.

Fugindo um pouco do que propõe o marketing digital no geral, o marketing educacional pode oferecer em seu blog, em eBooks ou outros materiais gratuitos, conteúdos mais amplos que aquele que uma única empresa oferece.

E isso demanda um trabalho minucioso e de muita qualidade!

Como criar um bom planejamento de marketing educacional?

Planejar é preciso

Planejar é sempre o primeiro passo e, sem dúvidas, o mais importante para criar uma estratégia de marketing digital eficiente. É necessário traçar as metas, planos B e ações a serem tomadas para chegar ao objetivo estimado.

Além disso, é fundamental trabalhar no desenvolvimento das personas da sua instituição de ensino, para ser assertivo na comunicação. Ela será fundamental para definir a linguagem utilizada, os canais a serem abordados e mais! Então, jamais pule esta etapa.

Segmentando corretamente

Como citamos anteriormente, as estratégias de marketing educacional só terão efeito se, antes de tudo, você souber para quem comunicar.

Por isso, aqui a dica é ficar atento a sua base de leads! É ela que vai proporcionar informações vitais para desenvolver a persona e entender o estágio do lead em seus funil de vendas.

Produza um conteúdo bacana e relevante

Depois de entender quem é o seu público-alvo, você precisa criar conteúdo relevante para ele.

Um conteúdo bem feito é a base de uma estratégia eficiente de marketing digital, especialmente no segmento educacional. Use suas personas como base para resolver seus problemas e não meça esforços para entregar algo que agregue de fato para os seus clientes.

Converta e retenha alunos

Agora que você já tem um marketing educacional bem feito, com personas bem definidas e entrega de conteúdo atualizado, chegou a hora de convertê-los em alunos, concorda?

Através dos materiais oferecidos, você conseguirá coletar informações dessas pessoas e poderá entender, junto a sua equipe de marketing, se este lead é super qualificado e está pronto para ser abordado pelo time de vendas. :)

Demais, não é? Agora temos certeza você já sabe como funciona o marketing educacional. Se quiser saber mais e garantir técnicas imperdíveis para segmentar melhor e captar mais leads, não deixe de baixar o nosso e-book Guia de Marketing para Universidades: Tudo o que você precisa saber. Até mais!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *