O fim das curtidas no Instagram pode impactar seu negócio?

instagram

O Instagram anunciou que está testando ocultar o número de curtidas dos posts na timeline de sua rede social. Como essa medida impactará os negócios? Confira!

Está chegando ao fim o tempo das curtidas no Instagram. A notícia, revelada na F8 — a conferência anual do Facebook, realizada na Califórnia — pegou vários profissionais de marketing e publicidade de surpresa. Afinal, qual o impacto dessa decisão nos negócios?

Muito embora soe como uma medida drástica, ela está apenas em fase de testes no momento.

Desde que o Facebook incorporou os likes no Instagram, a métrica vem servindo como um dos principais critérios para medir a relevância de uma publicação ou avaliar a eficácia de um influenciador.

A novidade promete ocultar esse número tão importante, deixando-o disponível apenas para o dono do perfil.

Por que o Instagram vai ocultar as curtidas?

Um dos principais motivos é que a rede social está buscando mudar a forma com que seus usuário reagem à timeline.

Segunda a empresa, o foco será estimular a publicação de conteúdo relevante e não uma métrica que, em muitos casos, diz respeito apenas à popularidade.

Ou seja, o Instagram busca tornar a conexão entre seus usuários mais importante que os números de curtidas.

Outro motivo, que não foi apontado pelo Instagram, mas que pode estar relacionado, é em como a rede social afeta negativamente algumas pessoas.

O debate sobre os efeitos relacionados à ansiedade, autoestima e imagem corporal tomaram proporções consideráveis nos Estados Unidos.

A pesquisa #StatusofMind, realizada pela Royal Society for Public Health, contou com a participação de cerca de 1500 pessoas, com idade entre 14 e 24 anos. O consenso foi que rede social causou vários problemas a muitos dos entrevistados, principalmente mulheres.

Por conta disso tudo, especula-se que a medida de ocultar o número de curtidas no Instagram veio para ficar e logo, logo será implementada nos demais mercados.

Como a ocultação do número de curtidas vai impactar os negócios?

As curtidas são uma das métricas mais consideradas em relatórios e análises de empresas e agência. Muitas vezes, é através dela que parcerias com influenciadores, por exemplo, são fechadas.

O fim das curtidas significa que todo esse processo pode se tornar mais complicado, especialmente uma análise de publicação recente.

Além disso, ao navegar pela timeline da Instagram, é fácil perceber como publicações com alto número de curtidas atraem a atenção. Com a ocultação do número, esse apelo se perderia.

No entanto, especialistas afirmam que o impacto não será tão profundo.

Em questão de análise de performance, o próprio influenciador poderá gerar relatórios e enviar para os stakeholders. Da mesma forma, agências e empresas poderão acompanhar o desenvolvimento da métrica por meio de softwares específicos.

De qualquer forma, os números não serem públicos não significa que serão invisíveis. Sempre haverá um jeito de acessá-los.

A mudança também tende a tornar o Instagram mais relevante para o dia a dia das pessoas. Com uma experiência de usuário aprimorada, eles absorverão cada vez mais apenas os conteúdos que lhe importam.

Isso estimulará compartilhamentos mais “naturais” e não influenciados pelo retorno em curtidas que tal postagem pode ter.

De forma geral, o fim das curtidas no Instagram vem para evoluir o panorama da rede social.

Para os usuários, conteúdo de relevância, sem que meras métricas guiem seus gostos. Para as empresas, uma chance de renovar seus métodos de marketing, com o intuito de conectar pessoas interessadas no valor que sua marca tem a oferecer.

Para mais novidades do mundo do Marketing, continue ligado em nosso blog! Um abraço, até a próxima e boas vendas!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *