10 motivos para sua empresa estar nas redes sociais

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Hoje em dia, praticamente todo mundo já sabe que ter sua marca nas redes sociais é importante para o contato com o público. Mas você sabia que esse investimento pode aumentar suas vendas em até 41%? É o que garante o Ibramerc, Instituto Brasileiro de Mercado. Muitas empresas já perceberam essa vantagem e usam as mídias sociais em suas estratégias de marketing digital.

Se a sua marca está relutando em mergulhar de cabeça no mundo virtual, listamos 10 motivos para te convencer de uma vez por todas que apostar nessa mudança pode garantir um bom retorno para o seu negócio.

Conhecer melhor seu potencial cliente

Por meio das redes sociais, sua empresa irá conhecer muito do comportamento do seu target. Com algumas observações, como curtidas e compartilhamentos é possível entender bem o que seu potencial cliente quer e, assim, oferecer um serviço de qualidade.

Saber o que pensam os consumidores

Os comentários nas redes sociais são muito comuns. É importante ouvir o que diz o seu cliente. Sejam críticas construtivas ou comentários destrutivos. Uma observação preconceituosa pode servir como uma oportunidade para a empresa reafirmar seus valores. Vale lembrar como exemplo o caso da Aerolíneas Argentinas. Ao notar um comentário preconceituoso no Facebook em relação à aparência das aeromoças, a empresa respondeu informando sobre o que é preciso para se alistar como uma delas e ainda arrematou: “os preconceitos não sabem voar e nós os deixamos em terra firme!”. Ponto para Aerolíneas.

Para melhorar as vendas, mais comunicação

Não se limite ao Facebook, existem diversas redes sociais. O Twitter, por exemplo, está mais focado no que acontece no momento, com 140 caracteres é a rede mais real time. O Instagram, em fotos, o LinkedIn é mais usado para o trabalho, para networking e o Tumblr funciona mais como um blog pessoal, mas também pode servir para alavancar sua marca. Explore cada rede social e cada público para vender da melhor forma possível seu produto.

Ter mais lucro

Sabendo se comunicar de forma eficiente nas diferentes redes sociais, seu conteúdo será mais visualizado e compartilhado, garantindo assim, maior alcance, seja da sua marca ou de alguma publicidade específica. Com um investimento muito menor do que é feito nas grandes mídias, é possível um retorno muito maior nas redes sociais. Mas não se prenda somente ao retorno financeiro. Estar online é muito mais que vender, é ser visto e lembrado. Por isso, como diz o próximo ponto, estar online é preciso.

Estar online é preciso

A concorrência já está online, mas você ainda não? Então está mais do que na hora de pensar no assunto. Mas não se esqueça de que as redes sociais são como um ‘Tamagotchi’ (aquele bichinho virtual, lembra?) se não alimentar e cuidar, vai tudo para o espaço. Para tornar seus perfis populares e relevantes, crie conteúdos sólidos e interessantes para seu target e deixe-o entretido. Lembre-se que as redes sociais são utilizadas pela maioria das pessoas para fugir das dificuldades do dia a dia. Por isso, quanto mais diversão, positividade e alto astral, melhor.

Conseguir novos clientes

Ao criar conteúdo atrativo, é possível atrair novos clientes. Não importa se, em um primeiro momento, eles não “comprarem sua marca”. É questão de tempo. Continue criando conteúdo de qualidade e, mais cedo ou mais tarde, eles irão provar seu produto ou serviço. Fique ligado para as oportunidades que aparecem para realizar a conversão de total desconhecidos em clientes. Como foi o caso de um estudante que, em 2013, desafiou o Santander e o Itaú em uma batalha de rimas, para abrir sua conta.

Fidelizar clientes antigos

Saber criar conteúdo relevante para quem já é cliente também é fundamental. Pode ser por meio de fotos, hashtags, comentários em determinados posts, conteúdos compartilhados na página ou ainda promoções para seguidores em determinadas redes. O importante é ser criativo para gerar o buzz e fazer publicidade do seu negócio.

Segmentação correta

Seja sua marca global, nacional ou regional, não se preocupe. É possível atingir somente o seu target, sem fazer publicidade desnecessária a pessoas que não são parte do seu alvo. Seja pelo tipo de rede social, pela localidade, pelas keywords, ou direcionamento de anúncio, é importante ser específico na segmentação para alcançar quem deseja sem desperdiçar energia e dinheiro.

Ter presença online (o tempo inteiro)

Nas redes sociais, seu negócio não descansa. Não existem domingos nem, muito menos, feriados. Seu perfil tem que estar atento a cada movimento do target e saber aproveitar as oportunidades. A maioria das plataformas oferece a possibilidade de programar posts, mas é importante estar atento ao inesperado.

Aconteceu algo curioso entre a Netshoes e a Centauro. Um consumidor disse que havia encontrado o tênis que desejava comprar, pelo mesmo preço, em ambas as lojas. Foi então que, pelo Twitter, desfiou as empresas a convencê-lo de onde ele deveria comprar seu calçado. O resultado foi um desconto de 25% e um excelente desempenho dos dois lados. Imagina se ninguém estivesse cuidando das mídias sociais nesse dia.

Aumentar o tráfego do site, blog

Quanto mais conteúdo de qualidade postar nas redes sociais, maior é a chance do seu tráfego aumentar. Crie Landing Pages e faça promoções para atrair seu cliente para o site. As redes sociais vieram para ficar e são muito importantes, mas o site ainda tem que ser o centro de convergência de toda a audiência. Afinal, quem garante que o Facebook, ou qualquer outra rede, irá durar eternamente? Em 2014, foi declarada a “morte” do Orkut, e isso pode acontecer com qualquer outra plataforma. Saiba usar as redes sociais a seu favor, mas não substitua seu site por elas. As redes devem funcionar como uma isca para levar seus clientes e consumidores até lá.

Você já teve alguma experiência de impacto com mídias sociais e gostaria de compartilhar com a gente? Faça o seu relato nos comentários!

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