5 dicas certeiras para usar o WhatsApp Business com sucesso

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Hoje em dia, construir um relacionamento com os clientes é das principais missões de um negócio. Esse movimento, alimentado pela mudança na forma de consumir, exigiu grandes adequações. Por exemplo, segundo a Microsoft cerca de 43% dos millenials preferem entrar em contato com uma empresa pelo celular. Uma novidade e tanto. Por isso, entender como usar o WhatsApp Business é essencial!

A ferramenta, um aplicativo de mensagens de texto e voz já bem popular no mundo todo, ganhou seu braço corporativo no segundo semestre de 2018.

Apostando na simplicidade e em potencializar a comunicação das empresas com seu público, o WhatsApp Business serve como um canal instantâneo para atendimento à clientes e interessados.

Próprio para dispositivos móveis, o WhatsApp Business oferece uma aproximação que não há em outros canais, como chats de redes sociais, SMS e mesmo e-mail. Os aplicativos de mensagem se tornaram mais íntimos das pessoas.

Para as empresas, o WhatsApp Business tem um potencial gigantesco. Porém, é preciso cuidado na hora de utilizar.

Deslizes e exageros podem ser vistos como abuso por parte dos clientes. Sem as práticas corretas, você pode prejudicar seu relacionamento com um grande número de clientes.

Porém, entender o uso da ferramentas e saber exatamente como aproveitar ela pode ser a chave para uma comunicação que engaja os clientes e aumenta suas chances de sucesso!

5 dicas para acertar no uso do WhatsApp Business!

É importante lembrar que o WhatsApp Business é um excelente canal de comunicação. As informações de seu perfil, assim como no aplicativo de uso pessoal, são simplificadas ao máximo.

Na verdade, a própria desenvolvedora define como um “perfil comercial”, onde você divulga o nome, uma foto (pode ser a logo do negócio), endereço, e-mail ou site.

1#  Capriche na linguagem

Como o WhatsApp Business é um canal mais íntimo, costuma-se aceitar uma linguagem mais descontraída e coloquial. No entanto, tudo dependerá do perfil do seu cliente (uma boa ideia é checar o que diz a sua buyer persona!).

No mais, lembre-se que o WhatsApp Business dá a chance de você oferecer um contato personalizado com o cliente, mostrando que há um atendente lhe dando atenção.

Hoje em dia, com a experiência do cliente em alta, um atendimento sob medida é um grande triunfo para o seu negócio!

2# Organize as conversas por tags

Organização é tudo. No WhatsApp Business, você pode classificar todas as conversas com tags.

Ou seja, é possível agregar diferentes contatos sob um mesmo guarda-chuva de tags. “Prospects”, “Clientes Novos”, “Clientes Antigos (mais de 4 anos)”, “Inadimplentes”, etc.

Assim, você melhora a entrega das suas mensagens e consegue visualizar toda comunicação de forma muito mais ampla.

3# Fique de olho nas métricas das mensagens

As métricas guiam o Marketing Digital e, portanto, servem para melhorar a sua comunicação. No WhatsApp Business não é diferente.

Apesar dos dados não serem tão aprofundados como o que o Google Analytics oferece, já servem de base para encontrar insights para sua estratégia.

Monitore todas as mensagens enviadas, entregues e visualizadas e encontre pontos de melhoria na forma de contatar seus clientes, melhorando sua experiência.

4# Apenas adicione pessoas interessadas

Afinal, qual o momento ideal de adicionar um contato ao seu WhatsApp Business? A pergunta é válida porque, se você não estabelecer critérios e adicionar aos montes, pode prejudicar a reputação do próprio negócio.

O ideal é adicionar quem já é cliente, para conservar a relação e manter a comunicação próxima. Além disso, use de formulários em seu site, blog ou redes sociais para captar o número de celular dos prospects.

Assim, além de segmentar os contatos, você respeita o momento de cada um, aumentando as chances de uma negociação bem-sucedida!

5# Cuide com a frequência e horário das mensagens

A frequência e o horário fazem toda diferença no tratamento ao seu público. Afinal, enviar mensagens em horários ruins (como fora do comercial, por exemplo), pode ser considerado um grande incômodo.

No entanto, tudo depende do perfil do seu público. Uma boa é utilizar o recurso de perguntas automáticas para entender qual o horário de preferência de cada contato.

Assim, você personaliza ainda mais a comunicação, se encaixando nas preferências de cada um!

E então, descobriu como o WhatsApp Business pode ajudar na sua comunicação? Esperamos que aproveite essas dicas e aprimore sua estratégia de contato com clientes e prospects!

Para mais conteúdos sobre comunicação e marketing digital, continue de olho em nosso blog!

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