O que são métricas e o que você precisa saber sobre elas?

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Talvez você não saiba ainda, mas o Marketing Digital sobrevive à base de métricas. Estratégias, planejamentos, ações assertivas de atração, conversão e retenção… Tudo isso é engatilhado por aquilo que dizem as métricas.

Por isso esse elemento é tão importante para o Marketing Digital de hoje, definindo (ou redefinindo) estratégias inteiras com base em alguns números.

Mas afinal, o que de fato são as métricas e como elas impactam seu negócio? Compreendê-las é essencial para que você compreenda não só os “porquês”, mas o “como” acerca do resultado alcançado.

O que são as métricas?

De forma simples, as métricas são um conjunto de valores mensuráveis.

Elas são usadas em diversos setores da indústria em incontáveis aplicações, mas no marketing digital são utilizadas na medição de desempenho de campanhas.

Além disso, elas podem ser utilizadas para revisar estratégias, identificando nas métricas aspectos como tendências de compras, conversão, navegação e muitos outros.

No entanto, nem todas as métricas se aplicam a um negócio. É preciso entender quais delas mais se aplicam à realidade do seu negócio, trazendo os melhores resultados conforme diferentes objetivos: aumentar vendas, acessos no site/landing pages, entre outros.

Para que servem?

Em uma estratégia de Marketing Digital, as métricas ajudam as empresas a:

  • Saber se suas ações estão levando sua empresa para o caminho certo.
  • Entender quais os canais possuem melhor ROI.
  • Identificar oportunidades de melhoria na estratégia.

E isso tudo de uma forma geral, já que detalhadamente, elas auxiliam no entendimento de cada passo tomado pela equipe de marketing;

Seus êxitos e tropeços, além de fornecer uma visão baseada em dados para apontar melhorias ou inovações no planejamento.

Ferramentas que apresentam métricas relacionadas à eficiência do Marketing Digital

Ficou interessado em saber mais? Ainda há muito a aprender, como as ferramentas mais utilizadas no Marketing Digital para medir a eficiência de campanhas e ações.

Existem incontáveis opções no mercado, porém, listamos as principais, explicando mais sobre sua atuação no garimpo de dados e na apresentação de métricas. Confira!

Ecossistema Google

  • Analytics: Provavelmente o mais utilizado de todos, mede o desempenho geral do seu site, agregando dados diversos referente à acessos (número de visitantes, fontes de tráfego, dados geográficos acerca dos visitantes, páginas acessadas, etc), keywords, taxas de rejeição.
  • Search Console: O queridinho de quem trabalha o SEO dos sites, o Search Console reúne dados relacionados ao posicionamento, indexação, cliques, keywords e muito mais sobre o desempenho orgânico do site nos resultados de pesquisa.

Outras ferramentas populares

  • Screaming Frog: O software avalia inteiramente qualquer site, reunindo métricas detalhadas sobre vários aspectos relacionados à sua construção e também relevância nas SERPs. É bastante utilizado por profissionais de SEO para encontrar erros e equívocos em metadados, por exemplo.
  • SEMrush: Semelhante ao de cima e muito popular, o SEMrush gera relatórios completos acerca do posicionamento e relevância de um site, auxiliando na tomada de decisões referentes ao SEO e ações de marketing digital.
  • Ferramentas de Automação de E-mail Marketing: Vários softwares e programas auxiliam empresas a gerenciar seus disparos e automação de e-mail marketing. Neles, é possível encontrar várias métricas como taxa de abertura, rejeição, cliques e mapas de calor, entre outros.

Como utilizar as métricas para melhorar os resultados?

Nortear sua estratégia de marketing digital por meio de métricas é a certeza de ações assertivas em busca dos melhores resultados.

No entanto, é necessário ter a expertise para isso. Interpretar os números e transformá-los em melhorias de campanhas ou novas ações é um grande desafio.

Considere contar com uma agência parceira, especializada na área! Assim, você poderá analisar as métricas do seu negócios e encontrar caminhos para torná-las ainda melhores.

Se você acha que essa é uma oportunidade para sua empresa, venha conversar com nosso atendimento! A Mitrah vai entender suas métricas e, junto com sua equipe, criar as melhores ações para melhorar os resultados do seu negócio!

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