Afinal, o que é Inbound Marketing?

inbound-marketing

Uma nova estratégia tem revolucionado o modo como empresas têm conquistado novos clientes e ganhado espaço no mercado: o inbound marketing. Esta estratégia é focada em atrair o interesse do público-alvo da sua empresa na internet, em oposição ao velho marketing, ou outbound marketing, que se baseia em “empurrar” serviços e produtos, principalmente por meio da publicidade. O inbound marketing tem se mostrado uma modalidade muito eficaz, e é feita principalmente por meio da publicação de conteúdo de qualidade.

Esta estratégia cabe como uma luva na era do marketing digital, quando a internet está abarrotada de informações e as empresas disputam cada espaço publicitário disponível na rede. O que atrairá os olhares do público é justamente conteúdo, principalmente o que traz soluções e informações relevantes para os problemas que vivem no cotidiano.

Como fazer Inbound Marketing?

O principal objetivo do Inbound marketing é chamar a atenção dos potenciais clientes de uma empresa que estão navegando despreocupadamente pela internet, sem necessariamente estarem buscando por produtos ou serviços. Esses potenciais consumidores normalmente buscam por assuntos de interesse usando os mecanismos de busca da internet ou as redes sociais para se informar, educar ou entreter. Se sua empresa está produzindo conteúdo relevante sobre os assuntos que sabe que seu público-alvo se interessa, esses potenciais clientes poderão encontrar esse conteúdo, consumi-lo e, se trouxerem informações importante para ele, procurar saber mais sobre o produto ou o serviço da empresa que o publicou.

O funil do Inbound Marketing

Para ilustrar melhor como funciona essa estratégia, descrevemos abaixo cada uma das principais etapas do funil do Inbound Marketing:

funil-vendas

1. Atrair

Atrair público não se trata apenas de atrair uma imensidão de pessoas para o seu site. Trata-se de conquistar tráfego de público qualificado graças às ações de Inbound Marketing realizadas. Este público qualificado são pessoas que realmente possuem interesse na área de negócio da empresa, e que podem vir a ser clientes ou ainda promover a  sua marca.

2. Gerar leads

Uma vez que você criou tráfego para o seu site, agora o próximo passo é converter esses visitantes em leads. Para isso, será necessário reunir suas informações de contato, como o e-mail e cada um deles. E-mails de contato são importante pois, a partir deles, é possível realizar ações de e-mail marketing, enviando ofertas de e-books, ou convidando-os para assinar a newsletter do seu blog. Pense em formas interessantes de trocar informação e conteúdo produzido pelas informações de contatos dos seus visitantes.

3. Converter leads em oportunidades de vendas

Com uma base sólida de leads, será mais fácil transformá-los em compradores e promotores da marca. Existem várias maneiras de gerar vendas a partir desses contatos, mas uma ótima dica é segmentar este público e oferecer a eles o que mais lhes interessa. Por exemplo: se você é uma loja de roupas e na sua base de e-mails há distinção por gênero, o ideal seria enviar ofertas de vestuário masculino para os homens e ofertas de vestuário feminino para as mulheres. Com isto, o interesse pelas ofertas aumenta e as chances de venda também.

4. Gerar vendas

Depois que o lead converteu em oportunidade de vendas é mais fácil ele comprar o seu produto ou serviço oferecido, pois já conhece como sua empresa trabalha, acompanha seus conteúdos e publicações, sente segurança na marca.

Com a estratégia do Inbound Marketing aplicada em sua empresa é mais fácil e barato reter seus clientes. A retenção de clientes pode ser feita por meio de um excelente atendimento no pós-venda, solicitação de feedback e ações de marketing de relacionamento voltadas para essa fidelização.

As principais ações do inbound marketing

Acompanhe as principais ações que devem ser feitas para traçar uma estratégia de inbound marketing:

1. Crie conteúdo e publique-o

O primeiro passo é criar conteúdo de qualidade e distribui-lo pelos canais em que o seu público-alvo mais circula (e-mails, redes sociais, blogs corporativos, etc). Este conteúdo deve ser original, atender e superar as expectativas do público, ensinar algo novo para sua audiência ou ajuda-lo a resolver problemas que enfrenta em sua vida pessoal ou profissional.

2. Engaje pessoas para promoverem a sua empresa

A distribuição do conteúdo de sua empresa será feita também por visitantes de seu site ou blog. Ao entrar em contato com este tipo de conteúdo, ele poderá compartilhá-lo com a sua rede, aumentando ainda mais a visibilidade da sua marca. Para isso, não se esqueça de formular bons call to actions e adicionar botões de compartilhamento em suas páginas.

3. Personalize o conteúdo

O conteúdo deve ser feito sob medida para as personas que encarnam o seu público-alvo. Com o tempo, você irá aprender quais informações e formatos possuem mais acessos e compartilhamentos, e saberá qual a linguagem mais adequada para a sua audiência.

4. Distribua o conteúdo produzido

O conteúdo deverá ser distribuído onde seu público-alvo frequenta. Explore quais as redes sociais e fóruns mais acessados, e quais horários e dias preferidos.

5. Integre todas as etapas da sua estratégia

Conteúdo, criação, edição e análise devem todos trabalhar juntos como uma máquina muito bem lubrificada. Isso possibilita a publicação de conteúdo certo, no lugar certo, na hora certa.

O Inbound Marketing certamente é a modalidade que mais irá atrair, engajar e reter clientes e leads. A sua empresa tem alguma ação de Inbound Marketing?

banner-ebook-blog

3 ComentáriosDeixe seu comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *