Como utilizar o Facebook a favor das Pequenas Empresas

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Os anos passam, algumas coisas mudam, outras novas surgem, mas quando se fala de mídias sociais, o Facebook continua imbatível como a rede que mais possui adeptos e acessos ao redor do mundo. A rede social encerrou março deste ano sendo acessada por 1,44 bilhão de pessoas, segundo dados divulgados pela própria empresa. O Brasil segue a tendência mundial e se destaca como um dos países no topo do ranking em relação a número de usuários e horas gastas na rede.

Assim sendo, não há motivos para desconfiar da eficácia do Facebook, certo? Inúmeras empresas já estão conectadas e em contato direto com seus clientes. São empresas de todo porte, desde multinacionais até micro e pequenas empresas. Todos tem seu espaço e sua chance de atingir bons resultados por lá.

Não tenha medo de aparecer!

Você sabe que muitas empresas já possuem seu espaço online no Facebook. Novas fanpages surgem a cada dia na rede social, isso é inegável, mas não se abale por conta disso. Há ainda muito espaço para aparecer e crescer por lá! Pequenas empresas que estão fora do Facebook acabam deixando de lado um canal de comunicação a menos com o seu consumidor, e o que é pior, um canal gratuito e extremamente popular.

Por isso, saiba que ter uma fanpage servirá não apenas como mais uma janela para divulgação dos seus produtos/serviços, mas também, e o mais importante, como uma maneira livre e descomplicada do seu cliente (ou futuro cliente) se aproximar e se relacionar com a sua empresa.

Planeje cada passo

Pequenos empreendedores sabem que não podem se dar ao luxo de perder dinheiro. Todo momento é vital para empresas de pequeno porte. Por isso, o planejamento (em qualquer setor) é de extrema importância. Com a divulgação no Facebook não é diferente. Planejar e seguir o plano é uma das dicas mais básicas de se dar, e muitas vezes, mais difíceis de se cumprir.

Com o passar dos dias, o que era um plano perfeito de comunicação, pode se perder na mão de alguém pouco preparado ou mesmo ser esquecido devido a correria do cotidiano. Por isso, não deixe a pressão do dia a dia tomar conta e siga o plano!

Seu concorrente já está lá, sabia?

Não adianta, a concorrência existe e está lá fora para nos desafiar sempre. Faça uma pesquisa depois de terminar de ler o texto e confira quais dos seus concorrentes já estão com fanpages (e fãs!) no Facebook. É muito provável que a maioria deles esteja aproveitando esta mídia neste momento. Mas… será que estão usando da melhor maneira?

Acompanhe o que seus concorrentes estão postando e veja como eles estão se relacionando com o público. Com um planejamento afiado e trazendo boas técnicas de condução da página, não importa quantos concorrentes estão no Facebook, sua estratégia tende a se destacar.

Devo anunciar no Facebook?

Bom, talvez a pergunta possa ser: por que não anunciar no Facebook? A mídia está na sua frente e a ferramenta de anúncios da rede social é bastante efetiva, então mãos à obra.

Claro que nada deve ser feito por impulso. É preciso saber como investir, quando e para quem. Conhecer o seu público-alvo e a mensagem que deseja passar (ressaltando diferenciais, por exemplo), são itens que não podem passar despercebidos. Apesar da ótima efetividade dos anúncios no Facebook, fazê-los sem planejamento prévio pode trazer surpresas nada agradáveis, como o gasto de dinheiro à toa, sem resultados no fim do período proposto.

Depois de todas essas dicas e este incentivo todo, você ainda tem dúvida se sua pequena empresa tem vez na rede social? Uma vez por lá, você também pode conferir estas dicas de como aumentar o engajamento da sua empresa no Facebook e também conferir outros textos do nosso site.

Aproveite para deixar seu comentário aqui embaixo com suas dúvidas ou sugestões de futuros temas. Até a próxima!

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