Como o marketing digital pode ajudar na fidelização de seus clientes?

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O atendimento ao cliente é um fator imprescindível para o sucesso de uma empresa. Mesmo que isso não seja nenhuma novidade, muitas ainda deixam a desejar nesse sentido. Para fazer a diferença e garantir bons resultados, as companhias precisam investir em melhorias para a fidelização dos clientes.

E você, sabe como colocar isso em prática no marketing digital? Como elevar o atendimento e fidelizar seus clientes na internet? Descubra a seguir as principais estratégias para otimizar o seu pós-vendas e ter clientes satisfeitos em longo prazo!

O pós-vendas no marketing digital

O grande erro de muitos profissionais é criar estratégias que dão ênfase em conquistar novos clientes e aumentar o volume de vendas, enquanto deixam a fidelização de lado. A verdade é que sempre será possível estreitar as relações com o consumidor ativo, o que torna os processos de marketing muito mais efetivos.

O pós-vendas oferece a oportunidade de identificar as principais necessidades e interesses de antigos clientes, estabelecer uma base ativa e até mesmo contribuir para a realização de mais vendas. Para que isso seja colocado em prática, é necessário conhecer bem seu público, além de prever as possíveis reações em cada cenário.

Para potencializar as ações de pós-vendas, algumas ferramentas de marketing digital se tornam muito úteis. Um bom software para gestão de relacionamento com o cliente, assim como programas de automação de marketing são ferramentas imprescindíveis para a manutenção e fidelização da sua base. Essas ferramentas permitem que você analise as principais características de clientes ativos, a fim de direcionar novas táticas de marketing, vendas e atendimento.

E-mail marketing

Muitas empresas apenas usam o e-mail marketing para enviar mensagens de agradecimento pela compra. Apesar de ser uma boa prática, não é suficiente. É possível utilizar essa ferramenta de uma forma mais inteligente. Um bom exemplo é a continuidade do relacionamento com a entrega de conteúdo relevante.

Esse é um dos pilares do Inbound Marketing, que destaca bastante a etapa de “delight”, que seria a fase de prazer e alegria do cliente com a marca. Ou seja, ele já comprou, ficou extremamente satisfeito e se mostra aberto a novas comunicações. Essa é uma ótima maneira de ampliar seus vínculos com o comprador e, futuramente, fornecer sugestões de outros produtos com base na primeira compra. Pense nisso ao usar o e-mail marketing!

Marketing de conteúdo protagonizando a fidelização

A produção de conteúdo direcionada ao êxito dos clientes mostra que a empresa está de fato focada em atender as necessidades deles, de uma forma legítima e recorrente. Veja como você pode usar o conteúdo nesse sentido:

– Ensinar os consumidores a fazer algo bem feito, ou seja, apresentar a solução que realmente resolva um ou mais problemas que eles enfrentam. Para isso você deve saber quais são suas dores reais e propor um “remédio”.

– Oferecer informações úteis que os ajudem a tomar decisões. Clientes bem educados compram com consciência e segurança, e tendem a tomar decisões mais assertivas. Se você faz seu cliente acertar nas escolhas, passa a estimular a fidelização e a preferência pela marca.

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Questionários de satisfação

Outra estratégia eficiente que pode lhe ajudar no pós-vendas é criar questionários de satisfação. Você pode solicitar aos seus clientes sugestões e comentários sobre o serviço contratado ou o produto adquirido.

A ideia é mostrar ao cliente que sua empresa não está preocupada em somente vender, mas preocupada com a efetividade do serviço ou produto. Um breve e dinâmico questionário sobre a experiência de compra pode ser essencial para entender o que é preciso melhorar.

É importante ressaltar que o objetivo de toda ação de pós-vendas deve convergir na garantia de satisfação do consumidor. Dessa forma, você conseguirá elaborar campanhas de sucesso e receber o retorno esperado no que diz respeito à fidelização.

Fidelização através das redes sociais

As redes sociais também exercem papel fundamental na busca de aproximação e conexão entre empresas e clientes. E diferente do que alguns pensam, nesse ambiente, o público não é passivo. Ele tem voz e costuma dar opinião. Pode exigir e reclamar, bem como propagar ideias.

Através das mídias sociais, sua organização conseguirá alcançar vantagem competitiva, além de garantir um maior relacionamento com o público de forma dinâmica e efetiva. Na prática, poderá oferecer suporte, fornecer dicas e sugestões, explorar soluções, interagir e estreitar os laços com os clientes.

Conclusão

A fidelização eleva o relacionamento entre empresa e consumidor, e o marketing digital ajuda diretamente nesse contexto. Lembre-se do velho ditado: “Quem não dá assistência, abre concorrência”. Por isso, esteja sempre perto de seu cliente. Existem muitas maneiras de oferecer um atendimento eficaz através de táticas digitas, portanto invista em várias delas e comece hoje mesmo!

 

E você, já utiliza alguma dessas estratégias? Deixe os seus comentários abaixo!

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