5 motivos incontestáveis para você começar a investir em Marketing Digital

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A comunicação mudou. Atrair, seduzir e impactar o target hoje é uma tarefa muito mais complexa. O motivo? A evolução tecnológica e o acesso das mais diversas camadas sociais a uma quantidade interminavel de informação e de entretenimento aumentou o nível de exigência dos consumidores. Mas não é só isso: essa mesma quantidade de informação e entretenimento — ao alcance dos dedos de qualquer um com um smartphone — se apresenta como um muro impedindo que a mensagem das marcas chegue aos seus targets.

Então, é preciso sentir saudades de um tempo em que um comercial de TV, um spot de rádio ou um anúncio na revista de maior circulação nacional atingiam a milhões de pessoas? Não mesmo. Especialistas são taxativos em afirmar: nunca vivemos um momento mais propício para a comunicação.

É verdade. Hoje, é possível fazer praticamente tudo o que se deseja em comunicação. Com investimentos sérios e dedicação para a criação de um plano de Marketing Digital, a capacidade das marcas engajarem seus consumidores e prospects está à disposição de todos, ainda que exija trabalho. Só é preciso estabelecer os objetivos de forma mais clara possível, assim como a determinação precisa do público-alvo.

Como não faltam motivos para investir em Marketing Digital, elencamos alguns dos melhores para não deixar dúvidas:

1.  Comunicação com seu público a hora que quiser

Sim, o conteúdo é rei. Mas o contexto reina ao seu lado quando falamos das possibilidade do Marketing Digital. As pessoas estão cada vez mais conectadas, o tempo todo na internet. Sendo assim, se a sua estratégia de Marketing Digital tem contexto e motivo para falar com o target na madrugada de quinta-feira, mas somente com aqueles que usuários da rede social X, você pode. 24h/dia, 7 dias/semana, 365 dias/ano. A grade do intervalo comercial não é mais limite.

2. Personalização

Você não precisa falar com o fisiculturista quarentão quando tudo o que quer é vender shorts para meninas. É isto o que acontece com um comercial na mídia de massa. Já na segmentação, seu esforços de divulgação são todos focados em quem realmente está interessado em seus produtos ou serviços. Sua especificidade praticamente não tem limites, podendo definir região, hábitos, profissões, interesses e tudo mais o que lhe interessar para ser efetivo. E o melhor: se algo precisa ser ajustado, pode ser feito em questão de minutos. Mensagens cada vez mais específicas para o público-alvo desejado.

3. Interatividade

A construção de relacionamento com seu target é um dos ativos mais vantajosos do Marketing Digital. As marcas tem a possibilidade de estabelecer conversas igualitárias hoje com os consumidores, nas quais ele pode tanto ouvir como falar. E um consumidor que se sente poderoso, ciente da racionalidade da sua escolha e da possibilidade de ser ouvido pela empresa que admira, se transforma em possível evangelizador da marca. Quem consegue estabelecer este diálogo de maneira natural colhe grandes resultados.

4. Pré-disposição do público para receber sua mensagem

A internet pôs fim à uma certa ingenuidade reinante em relação ao Marketing tradicional. Hoje, as pessoas estão mais cientes de que os mais diversos benefícios — aplicativos, redes sociais, vídeos, música, texto, entre outros — estão à sua disposição livremente, mas que há um “preço” a se pagar. E se este preço for receber estímulos de marcas, personalizados, já não há problema. Pesquisas indicam que 68% dos consumidores estão dispostos a “gastar tempo” com as marcas — seja absorvendo conteúdo que lhe interessa ou sendo impactado por um aplicativo de produto, por exemplo. O importante é a relevância e adequação da mensagem.

5. Total mensuração

Quantificação, avaliação, mensuração: na internet é possível ter números que comprovem o impacto da estratégia de comunicação com o mercado em tempo real. É importante que no plano de Marketing Digital esteja bem claro quais são as metas a serem alcançadas, a fim de escolher as ferramentas certas para acompanhar seus resultados. Menções, atividades dos fãs, comparativos com concorrentes, retorno sobre investimento: você decide e adequa, a qualquer tempo.

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