Marketing para o próximo ano: está na hora de se planejar

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Com a chegada do próximo ano, muita coisa pode (e vai) mudar na sua empresa. Um novo ano significa um novo ciclo comercial e a possibilidade de buscar objetivos ainda maiores. Por isso, o planejamento de marketing digital deve começar agora!

Se a antecipação não faz parte da cultura de sua empresa, recomendamos olhar de outra forma.

Entendemos que, em muitas realidades, o nível de trabalho aliado ao calendário corrido de Dezembro e Janeiro dificulta as coisas. Porém, tirar algumas horas para renovar o planejamento de Marketing pode trazer grandes benefícios para o seu negócio, aumentando o número de conversões.

Afinal, no mundo digital, tudo muda na velocidade de horas. De um ano para outro, estratégias envelhecem e ações que, em janeiro eram revolucionárias, em dezembro podem estar longe da eficiência.

Além disso, seu próprio público passa por mudanças. Quais suas novas preferências? Eles consomem do mesmo jeito que faziam no começo do ano? Essas são dúvidas pertinentes e que impactam totalmente no seu Marketing Digital.

Para guiar você nesse processo e mostrar, de forma simplificada, que é possível renovar o seu planejamento de Marketing Digital, criamos este conteúdo. Continue lendo para aprender mais!

Como começar seu Planejamento de Marketing Digital para o ano que vem

Antes de sentar com sua equipe e discutir os tópicos, é importante entender uma coisa. Um bom planejamento de Marketing Digital só é possível com a presença de um analista especializado na área.

Além disso, produção será a chave: ou seja, além de qualidade de conteúdo, é necessário ter frequência. Qual a melhor solução para isso? A gente explica lá no último tópico. Confira!

Qual a situação do seu produto ou serviço no mercado?

Primeiro de tudo, faça uma leitura da situação do seu produto ou serviço no mercado.

Como ele é enxergado pelos clientes e prospects? Há algo que falta à sua solução?

Aqui, é importante entender se o que você entrega realmente resolve os problemas dos clientes. Essa é a preocupação principal.

Após isso, analise o segmento e entenda como sua empresa é enxergada perante o mercado. Entenda como o ambiente (seja o macro ou micro) influencia na sua empresa e verifique possíveis riscos ou oportunidades escondidas que você pode aproveitar!

Desenvolva (ou revise) sua Buyer Persona

A sua Buyer Persona é um perfil do cliente ideal, detalhando todas as informações sobre ele, sua forma de consumir, suas dores e porque elas o levam a escolher a sua solução.

Se você ainda não criou esse perfil, a hora é agora! Confira os principais passos!

Caso você já tenha, é o momento ideal de revisá-la. Como? Faça como no começo: com a ajuda de alguém do comercial, que entenda o consumidor. Além disso, recomendamos fazer uma entrevista com os clientes.

Dessa forma, você monta uma buyer persona que condiz exatamente com seu cliente médio. Isso torna toda sua execução mais assertiva!

Analise tudo sobre sua concorrência

Fim de ano é hora de entender a atuação da sua concorrência, especialmente no ambiente digital. Quais erros e acertos?

Com essa análise, você e seu time podem aprender muito e entender como revolucionar sua própria comunicação, partindo na dianteira do seu nicho de atuação para conquistar mais clientes!

Defina as ações de Marketing do seu time

Finalmente, com repertório suficiente, chegou a hora de desenvolver as ações. Quais tipos de conteúdo serão feitos, de acordo com o gosto das personas?

O relacionamento será construído por qual canal? O e-mail marketing é uma ótima alternativa, mas é preciso criar o melhor conteúdo possível!

Além disso, com qual frequência novos posts e conteúdos serão postados?

Novos canais serão incorporados na empresa? Muitos negócios estão utilizando os podcasts para abrir seu leque e captar mais clientes!

Com essas respostas, você montará o planejamento de Marketing Digital mais adequado para seu negócio!

Coloque tudo em funcionamento com a ajuda de uma agência especializada

Lembra que mencionamos a importância da produção, lá em cima? É aqui que te explicamos a resposta.

Com a ajuda de uma agência especializada em Marketing Digital, sua empresa fortalece a comunicação. O auxílio de uma equipe certificada e experiente pode fazer toda a diferença, tornando suas entregas mais ágeis e as ações muito mais eficientes.

A Agência Mitrah pode ajudar sua empresa com isso. Que tal conhecer mais sobre nossas soluções e como esperamos revolucionar o Marketing Digital do seu negócio?

Fale conosco agora mesmo!

E para mais conteúdos sobre Marketing, continue de olho em nosso blog!

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